Tecnologia do Blogger.

Apego aos livros, quem não tem?

Porque não doar? 
Esta é uma questão discutida por muitas pessoas do universo dos livros. Se já leu porque não dá? Eu particularmente tenho três anos que comecei a ler pra valer e tenho até hoje todos os livros que comprei, não dou de jeito nenhum. Pra emprestar já é o maior sacrifício imaginar me desfazer dele. Isso não acontece só comigo, a maioria das pessoas que leem pensam da mesma forma. Se é meu, eu comprei, não vou dar de jeito nenhum. 
Livros hoje são tratados como filhos, são limpos, cuidados, colocados em locais confortáveis, damos carinho para eles e não queremos que ninguém encoste. Isso é fato, qualquer um que tem amor e um pouco de fissura por livros vai se identificar com este texto. A unica diferença é que tem gente que pratica a lei do desapego. Ler o livro e depois passa para outra pessoa para que ela tenha a oportunidade de ler também. Isso é maravilhoso, mas não funciona com um monte de gente, piorou comigo. 
Leitor adolescente já tem a desculpa, "É um trabalho retado pra conseguir um livro, meus pais não me dão dinheiro, então quando consigo eu vou dar?", ou então "Trabalho pra caramba pra ter o que é meu, e ainda vou ter que dar?" ou o mais clássico "São meus filhos, você daria um filho?". Realmente isso acontece e é o fato mais comum do mundo. 
No inicio do ano conheci uma pessoa (pasmem) que doava todos os livros depois de ter lido, quando ela me contou isso, fiquei encarando ela com a cara mais embasbacada do mundo pensando "Não é possível, essa mulher não tem coração", mas a verdade é que esta é uma forma de caridade e outra, é uma forma de disseminar a leitura para outras pessoas. Pensem bem o que um livro na estante vai contribuir? Para nada, apenas ocupará espaço e lhe dará trabalho pois precisará ser limpado, cuidado e tratado. Mas um livro sendo passado, a contribuição que isso causará é infinita pois você dará conhecimento e este não tem limites. 
Então porque não começar a doar?
Sei que é difícil e posso está sendo hipócrita escrevendo isto, mas enquanto a coragem não vem porque não passar a ideia? 
Então fica a dica, se terminou, passe para outro. É bacana, é feliz e é maravilhoso. 


Um xero. 

4 comentários:

  1. Ol´
    adorie o seu post,assim não sou muito de doar rsrs, mas eu troco os meus livro, acho que se vc já leu e não que tumultuar livros o certo seria trocar, você pode encontrar coisas bem legais nas trocas,
    Abçs
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu dou alguns livros, vez ou outra. Quando a leitura não me agrada tanto e eu não pretendo reler a obra, eu troco ou dou o livro. Afinal, acho que precisamos disseminar a literatura. Dar um livro é uma excelente forma de conseguir tal coisa.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir

Google+ Badge

Devoradores de Livros Copyright © 2013 - Designer by Papo Garota,Programação Emporium Digital