Tecnologia do Blogger.

Resenha - Como Dizer Adeus em Robô

Um livro angustiante. Acho que este é o sentimento que devo está sentindo, angustia, depois de ter lido todas as 339 páginas desta obra. Tendo colocado como o mais desejado do mês de junho, criei expectativas astronômicas para este livro. Tenho que dizer, ele superou todas elas. 
Segue sinopse abaixo:

Como Dizer Adeus em Robô - Com um toque melancólico, o livro conta a singular ligação entre Bea e Jonah. Eles ajudam um ao outro. E magoam um ao outro. Se rejeitam e se aproximam. Não é romance, exatamente mas é definitivamente amor. E significa mais para eles do que qualquer um dos dois consegue compreender... Uma amizade que vem de conversas comprometidas com a verdade, segredos partilhados, jogadas ousadas e telefonemas furtivos para o mesmo programa noturno de rádio, fértil em teorias de conspiração. Para todos que algum dia entraram no maravilhoso, traiçoeiro, ardente e significativo mundo de uma amizade verdadeira, do amor visceral, Como dizer adeus em robô vai ressoar profunda e duradouramente.


Bea, como gosta de ser chamada é uma garota robô. Fica óbvio entender porque ela se sente assim, robôs não tem sentimentos, ela é uma garota que não sente. Meu primeiro pensamento foi o seguinte "Como posso dizer que um robô não sente, se eu não sou um robô e nenhum robô respondeu esta pergunta ainda?". É eu sei as vezes tenho essas pirações, mas é a verdade. 
Bea frequentemente muda de endereço pois o pai é professor universitário e sempre está a procura de novos desafios e alunos novos, ela não é feliz com as mudanças, pois isso significa que ela não pode se apegar a lugar algum nem a pessoas, pois ela sabe que aquilo será passageiro. No final do ano um caminhão virá e levará todas as possíveis recordações e laços criados. Isso só reforça mais a sensação de que ela é e precisa ser uma garota robô. 
Além da personagem principal com pouca personalidade visível, mas cheia de conflitos, somos apresentados a diversos outros personagens que abrilhantam mais a estória. Temos a mãe de Bea que se apresenta como louca de pedra, hilária por sinal, temos o pai de Bea um homem admirável(nunca usei essa palavra na minha vida até hoje), e além de tantos outros temos o Jonah. 
Jonah é super semelhante a Bea, são deslocados do mundo onde vivem e não se sentem inteiramente vivos. Essas semelhanças só servem para junta-los(ou mais ou menos isso). 
Quando o envolvimento entre os dois começou a acontecer, eu torci com todas as minha forças que não desse certo. Bea se assemelhava muito a Bella da saga crepúsculo, quando se tratava de Jonah, ela era muito dada, aceitava tudo que vinha dele e isso me irritava(chega de spoilers). 
O livro é super leve mais ao mesmo tempo bastante inteligente. Ele não nos passa frases inspiradoras, ele nos obriga a pensar nestas frases por meio das situações que ele nos apresenta. 
A escrita é feita em primeira pessoa o que ajudou para entender mais o que se passa na cabeça de Bea. O título ao meu ver não foi apropriado pois não consegui achar a concretização, mas nada que interfira na estória. 
É um livro de romance, mas também não é ao mesmo tempo, só lendo para entender. 
Lançado pela Galera, Como Dizer Adeus em Robô me encantou profundamente. 
Um ótimo livro para ler. E é isso. 

Um xero.  

8 comentários:

  1. Olá
    gostei bastante do livro, eu já vi ele em algum blog, ams não sei qual foi, achei bem legal a proposta e essa capa esta bem bacana
    Abçs
    Passa Lá No Meu Blog - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é super bacana mesmo. Tenho certeza que ele tem capacidade de agradar a todos.

      Um xero.

      Excluir
  2. Gostei bastante da resenha e fiquei feliz em saber que o livro nos leva a reflexão. Pior coisa é livro que passa em branco.
    Excelente dica.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ótimo livro mesmo. O ruim é que não é muito conhecido aqui no Brasil.

      Um xero.

      Excluir
  3. Oi Moises!
    Estava muito curiosa sobre este livro, gostei de conferir sua opinião. Deve ser mesmo complicado ter de se mudar tanto, fiquei curiosa para acompanhar o desenrolar desta estória. Vou colocar na lista. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloca mesmo. "Bons livros estarão na nossa estante".

      Um xero.

      Excluir
  4. Olá!

    Este livro já está na minha lista de compras há um tempo. Acho que vou comprá-lo no momento certo, mas já vi várias coisas boas sobre ele e imagino que não vou me arrepender.

    http://www.refugiorustico.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É pra todos os gostos mesmo. Não haverá arrependimentos.
      O layout do seu blog é muito maneiro.
      Volta mais vezes.

      Um xero.

      Excluir

Devoradores de Livros Copyright © 2013 - Designer by Papo Garota,Programação Emporium Digital